quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Aquele sobre a vida.

Vida, algo tão complexo e tão difícil de entender. Alguém ai já parou para pensar o que é a vida? Sera que é  alguma brincadeira, ou um jogo de videogame onde fazemos o que queremos, e quando jogo acabar, vai ter continuação? Ou sera que a vida é mais seria do que imaginamos? Sera que dependendo do que fazemos enquanto vivemos pode nos castigar para o resto da nossa eternidade?

Creio eu que todos nós já nos perguntamos da onde viemos, como surgimos, qual é a nossa missão (se é que existe uma) nesse mundo cheio de mistérios e complicações. Essas perguntas são de alguma maneira, sem respostas, até porque não há como descobrir isso, não há como sabermos de onde viemos e como surgimos. Sera que algum dia iremos achar respostas para essas questões? Não sei, é mais uma pergunta sem resposta nesse mundo onde não sabemos nem 1% do que se passa nele.

Mas é claro que existem teorias de onde viemos, teorias pelas quais são se "batem" em nenhum ponto uma com a outra. Essas teorias são: A teoria da Religião e a teoria da Ciência.

A teoria da Religião diz que tudo começou com Deus criando o mundo, criou o céu, a Terra, o mar, enfim, ele criou tudo o que vemos hoje quando saímos de casa. Depois de criar a o mundo ele veio a criar os dias da semana que são os que conhecemos. Mais além ele veio a criar o paraíso e logo em seguida criou os dois primeiros seres humanos -segundo a bíblia- da história, chamados de Adão e Eva.  E segundo a história religiosa, é a partir dai que surgiram os seres humanos, e junto com eles todos os problemas que temos hoje, porque Adão e Eva comeram a maça proibida e traíram a confiança de Deus, e assim, começou o pecado (mas esse não é um tema que vou entrar agora) e assim surgiram os seres humanos, segundo essa teoria.

Bom, esse foi um pequeno resumo da teoria da Religião. Agora, vou falar um pouco sobre a teoria da Ciência.

Segundo a Ciência toda essa história contada pela bíblia é mentira. Para os biólogos, nós, seres humanos, viemos dos macacos. Ai para quem prestou um pouco de atenção nas aulas de biologia, sabe que os primeiros habitantes da terra andavam em quatro patas. Com o decorrer do tempo, com as mudanças que a Terra sofreu, esses habitantes deixaram de andar em quatro patas e passaram a usar apenas duas. 
Conforme o tempo foi passando, esses seres humanos foram se adaptando mais, e foram evoluindo junto com o próprio tempo. E assim sendo, o que somos hoje. 

Agora paramos para pensar um pouco... Nós, seres tão inteligentes, seres que criaram locomoções que transportam pessoas de um país para o outro, voando. Seres que criaram curas contra várias e várias doenças. Seres que inventaram a internet. Que inventaram coisas que nós mesmo, seres humanos, duvidamos, viemos mesmo dos macacos? Animas que são sim inteligentes, mas não ao ponto de imaginarmos sermos descendentes deles. Ou sera que somos descendentes dos dois primeiros seres humanos da Terra, que foram criados por Deus? 

Como isso pode ser algo tão duvidoso? Como uma pergunta tão importante pode ser "sem resposta"? Claro, há pessoas que acreditam plenamente na bíblia e creem por tudo que foi Deus que nos criou e há também, as pessoas que jamais acreditarão que viemos de Deus, e que nem acreditam que ele existem. Essas pessoas são as pessoas da ciência, pessoas que acreditam que somos a evolução dos macacos. E ai esta o motivo pelo qual falam "Ciência e Religião jamais entraram em um acordo".

Não estou falando que um esta certo e outro errado. Cada um acredita no que quer, ou então, não acredita em nada. Como podemos ter certeza que viemos de uma história contada? Como podemos ter certeza que viemos da evolução de um animal? Perguntas dessa maneira são complicadas, perguntas fodas aonde não há uma resposta óbvia, uma resposta correta aonde podemos depositar toda nossa certeza.

Quero deixar claro aqui que eu não estou falando que uma é mentira e que a outra é verdadeira, só quero que vocês parem e reflitam sobre esse assunto, até porque, cada um acredita no que quer, não é mesmo?

São perguntas que talvez um dia saberemos, mas talvez não. Quem pode nos garantir que um dia teremos certeza de onde viemos? Quem são nossos antepassados? Como surgimos? Talvez as coisas são assim para que a gente fique pensando, tentando decifrar, tentando entender ou compreender essas questões. 

Talvez um dia, daqui muitos e muitos anos, a gente descubra a nossa história. Talvez um dia a gente descubra o que é a vida. E você, já parou pra pensar o que é a vida? 



Nenhum comentário:

Postar um comentário